Segmentação de Mercado - Marketing Digital

Entenda a segmentação de mercado e sua importância para converter clientes

21/06/2022

No mundo atual, o crescimento do marketing digital levou a um aumento significativo no número de empresas que promovem seus produtos por meio de campanhas online. A segmentação de mercado exerce um papel ímpar nessa realidade.

Nesse contexto, é importante aproveitar as interações de forma personalizada para atender às necessidades do seu público-alvo de forma qualificada. Isso aumenta muito as chances de chamar a atenção do usuário.

Essa segmentação dá a imagem de que a empresa tem a solução perfeita para o problema e uma dor real do consumidor, criando mais oportunidades de negócios.

O texto a seguir traz cada tipo de segmentação de mercado, as vantagens e formas de usá-las de maneira eficiente.

O que é a segmentação de mercado?

Mesmo que você tenha um público bem definido, geralmente ele contempla diferentes perfis de pessoas. Por isso, você precisa dividi-lo em segmentos para criar campanhas mais detalhadas e, consequentemente, mais bem-sucedidas.

Por exemplo, ainda que os consumidores de fritadeira a gás pensem em produtos semelhantes, eles compram o eletrodoméstico de acordo com seus gostos e necessidades.

Nesse sentido, a segmentação divide o público em geral em nichos de acordo com suas características, necessidades e preferências.

Em geral, a segmentação do mercado visa resolver um problema, ou melhor,  otimizar os processos para alcançar o principal objetivo do marketing em vendas: gerar mais conversões.

Assim, criar promoções personalizadas para cada tipo de público aumenta as chances de torná-los prospects, tornando as campanhas mais precisas e direcionadas e, consequentemente, mais eficazes.

Conheça os tipos de segmentações

Adotar a segmentação de mercado como uma estratégia aumentará a produtividade das campanhas dos mais diversos segmentos de atuação, de despachante Florianopolis a serviços de consultoria legal. 

Isso se deve aos custos mais baixos, processos mais rápidos e maiores chances de conversão e fidelização.

No entanto, para que seja realmente efetiva, a segmentação não pode ser realizada de forma desordenada. 

Aprenda a seguir diversos tipos de segmentação e como aplicar essa técnica em seu público com base nas características da audiência.

Segmentação geográfica

Esse tipo de segmentação agrupa as pessoas com base na localização. 

Por exemplo, em certos casos de publicidade online, é importante alcançar 

pessoas de um determinado bairro, região e até mesmo o país em que as pessoas moram. Aqui, o objetivo da estratégia é que definirá a amplitude do raio da campanha.

Por exemplo, ao divulgar o coworking para venda de novos planos de escritorio virtual, a empresa deve considerar se deseja atender apenas pessoas que moram na região em que o espaço está localizado ou tem capacidade para suprir a demanda de bairros vizinhos.

Assim, é  importante entender as necessidades da comunidade almejada e como os produtos/serviços podem atendê-las.

Segmentação demográfica

A demografia classifica as personas em traços mais superficiais, como idade e sexo. 

Essa técnica fornece informações básicas sobre o cliente e é considerada um dos tipos mais amplos de segmentação, permitindo a compreensão do perfil principal do público.

Outros exemplos de segmentação demográfica são:

  • Idade;
  • Renda;
  • Tamanho da família;
  • Nível de educação.

Mergulhe nesse segmento e economize tempo e recursos ao entender e promover campanhas para alcançar seu público.

Inclusive, esse entendimento possibilita que as campanhas atinjam clientes em potencial e que ainda não se relacionaram diretamente com a marca.

Em geral, a coleta de dados demográficos é menos invasiva e pode ser feita por meio de órgãos censitários, como o IBGE.

Segmentação comportamental

A segmentação comportamental pode ser determinada com bastante precisão, especialmente usando dados analíticos de usuários de sistemas de CRM e automação de marketing. 

Você pode usar essa segmentação para definir promoções mais assertivas, desenvolver novos atributos para seus produtos e serviços, além de determinar padrões de uso que o ajudem a personalizar a experiência do consumidor. 

Normalmente, se usa parâmetros como frequência de uso, sensibilidade ao preço, lucro pretendido, fidelidade à marca e vontade de compra.

Aqui, informações mais subjetivas podem ser identificadas para melhorar o relacionamento com os potenciais clientes, otimizando a jornada de compra.

Segmentação psicográfica

A segmentação psicográfica lida com os valores e crenças. Desse modo, o como fazer licenciamento online pode se conectar ao cliente de maneira mais acurada, a partir de missões comuns.

Esse tipo de percepção pode trazer benefícios significativos, principalmente em termos de fidelização, se os clientes acharem que compartilham os mesmos valores que a marca.

Dentro dos atributos que definem a segmentação psicográfica, destacamos a personalidade, o estilo de vida e as atitudes das pessoas.

Saiba porque segmentar

Os tipos de segmentação, como você viu até aqui, respondem a várias necessidades, características e objetivos do público.

Contudo, não é necessário usar todas elas para uma visão mais ampla. 

O importante é aplicar o tipo que mais combina com as metas e a realidade da empresa. Entenda os benefícios agora.

Encurta a distância entre a empresa e o cliente final

O processo de contato e compra se torna mais simples e direto quando o perfil do consumidor que o negócio está tentando atingir pode ser identificado e trabalhado separadamente.

As vantagens surgem nas duas frentes: a marca tem condições de tratar todos os leads de forma personalizada e os consumidores se sentem beneficiados e valorizados.

Se você os conhece de uma maneira especial, certamente pode apoiá-los, acompanhá-los e servi-los melhor. Isso abre as portas para relacionamentos de longo prazo. 

Para se ter uma ideia, clientes que sentem que a marca de camara fria para cerveja se preocupa com seus problemas e oferece melhorias no atendimento e produto, se mostram mais satisfeitos e dispostos a escolher o serviço e a consumir novamente com a empresa.

Potencializa as estratégias de marketing

Se os esforços de marketing forem generalizados, os resultados são ineficientes e não levam ao fechamento de muitos negócios. Isso ocasiona perda de tempo e uma grande quantidade de recursos.

Por outro lado, se cada estratégia for mais específica e visar atingir e conquistar o segmento do consumidor, as ações tendem ser mais direcionadas, reduzindo o custo (por ser em um menor volume) e melhorando o resultado obtido.

Ou seja, haverão mais chances de fechar um negócio

Essa estratégia também é útil para planejar campanhas, promoções e ofertas de serviços. 

Além disso, você pode escolher qual mídia (e-mail marketing, postagens de blog, podcasts, vídeos etc.) e qual idioma é mais adequado a cada grupo-alvo.

Permite a avaliação dos concorrentes

Assim como a segmentação permite um melhor contato com a audiência, a estratégia possibilita visualizar o desempenho de seus concorrentes, centralizando a entrega de serviços e produtos, como decapagem quimica para indústrias, por exemplo.

A ação deve ser feita como referência para identificar pontos fortes, pontos fracos e áreas de atuação, possibilitando que enfatize os diferenciais e se destaque frente ao público.

Mais ainda, você pode visualizar as lacunas nas quais sua empresa pode funcionar e crescer.

Também é importante monitorar a posição dos concorrentes no mercado e no relacionamento com os consumidores. E o mais importante: qual é a diferença que faz com que os clientes queiram e gostem dos galpões de lona de uma marca em detrimento de outra.

Com isso, a comunicação também passa a ser melhor direcionada, evidenciando o valor e os pontos que influenciam na tomada de decisões.

Nesse sentido, avaliar a concorrência e comparar os pontos que podem ser desenvolvidos pode fazer toda a diferença para valorizar o nome e a imagem da sua empresa.

Viabiliza mais lucros

A principal vantagem de segmentar e selecionar o mercado também está relacionada à área comercial.

Como o foco está no cliente final, os departamentos de vendas precisam se esforçar menos para fechar negócios e convencê-los do motivo pelo qual devem contratar sua empresa. 

Ao mesmo tempo, saber quais as necessidades e problemas do público que precisam ser resolvidos e trabalhos na tratativa facilita muito a apresentação dos benefícios de um produto ou serviço.

Esse conhecimento aprofundado dos grupos-alvo também é útil para campanhas promocionais, por exemplo, para reconhecer se o parcelamento é mais interessante do que os descontos no pagamento à vista do ozonioterapia capilar preço.

Veja estratégias de segmentação de mercado

O primeiro passo para uma boa segmentação de mercado é definir seus objetivos na estratégia.

Essa visão ajuda a esclarecer todo o processo e retrata melhor cada fase de segmentação e quais são os aspectos que são mais importantes no público para criar a campanha.

A ação também ajuda a entender as necessidades do negócio e determinar o tipo ideal de segmentação a ser usado.

Outro ponto importante é conhecer o consumidor. Isso pode ser feito, por exemplo, por meio de pesquisas de mercado, de modo a traçar esses perfis e levantar as características que comporão a segmentação.

A seguir, vamos dar uma olhada em algumas dicas para fazer uma segmentação adequada.

Seja variado

Lembre-se que você pode segmentar seu público com base em diferentes características.

Por exemplo, criar um segmento de compradores com base na quantidade de dinheiro que eles gastam em média e fazer uma lista com eles pode parecer bastante interessante. Contudo, a segmentação também pode ser baseada no comportamento do cliente, tipo de produto consumido, gênero, idade, etc.

Isso melhorará o direcionamento e, consequentemente, o resultado obtido em cada campanha.

Além disso, cada segmentação serve a um propósito e produz uma lista de contatos diferente, que pode ser cruzada conforme necessário.

Construa a base com o CRM

Estruturar uma base de clientes requer informações que identifiquem o comprador, possibilitando que as informações atuem como um filtro no futuro.

Uma das melhores maneiras de fazer isso e de registrar todo ponto de contato é usar o CRM (Customer Resource Management).

Seja especialmente cuidadoso ao coletar dados. Eles devem ser completos e bem estruturados. Se você cometer um erro aqui, será difícil criar um grupo, então você precisa ter cuidado.

Mesmo com o auxílio do CRM para registros, pesquisas podem ser conduzidas para entender as informações necessárias e implementar a segmentação desejada.

O formulário pode ser preenchido pelo próprio cliente ou por um consultor. A vantagem dessa plataforma, contudo, é que novas informações podem ser inseridas a cada novo contato, qualificando ainda mais a segmentação.

Inclusive, essa também é uma ótima oportunidade para conhecer os canais de comunicação mais usados ​​e obter aprovação para enviar anúncios e campanhas por meio deles.

COnsiderações finais

Por fim, ao segmentar, você precisa entender os objetivos da campanha que está desenvolvendo. Assim, você pode determinar quais variáveis ​​serão consideradas em cada grupo.

O objetivo pode ser conquistar novos clientes, fidelizar o consumidor atual, lançar novos produtos, explorar novos nichos. Em cada caso, uma ferramenta e segmentação pode ser levada em consideração.

Segmentar está no cerne do setor de vendas online. Por isso, invista em pesquisa de qualidade e capacitação dos profissionais e processos para atingir clientes e fidelizá-los cada vez mais.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Sobre o autor:

Equipe Lifetree

Equipe Lifetree

Nossa equipe está sempre pensando em produzir conteúdo e compartilhar boas práticas.

Pin It on Pinterest