O que é metaverso

Esse tal de metaverso

30/08/2022

Metaverso é assim:

Todo mundo sabe o que é mas ninguém consegue explicar e nem entende para que serve… Vamos descobrir juntos?

Desde que Mark Zuckerberg anunciou a mudança do nome do Facebook para Meta, o que significa que a empresa inteira está se reestruturando para desenvolver soluções no metaverso, muita gente ficou curiosa em saber como era esse tal de metaverso.

Aliás, muitas empresas gigantescas como Nike, Disney, Gucci, Google e Microsoft também apostar (e muito) no metaverso.

O que é metaverso?

Basicamente um conjunto de ambiente virtuais que utilizam tecnologias já existentes como VR (Virtual Reality, a realidade virtual) e AR (Augmented Reality, a realidade aumentada) e compartilhada e utilizada por diversos usuários simultaneamente.

E daí?

Imagine milhares de pessoas, ou melhor, milhões de pessoas passeando em mundos virtuais com seus avatares participando de jogos e eventos, vendo e usando produtos virtuais e até trabalhando em um mundo virtual… Parece meio doido, né? Deixe-me dar alguns exemplos.

  • Assistir um show: Imagine que você – como eu, snif – não irá ao Rock In Rio. Agora já imaginou assistir o show ao vivo como se você estivesse lá? Dentro do multiverso, você pode assistir qualquer evento ao vivo em qualquer lugar do mundo e sentir como se estivesse lá presencialmente.
  • Comprar um carro: Imagine testar aquele carro que você tanto deseja percorrendo uma estrada vazia em um cenário cinematográfico, estando sentado no sofá da sua casa.
  • Visitar imóveis: Quer comprar um apartamento novo? Você pode visitá-lo e decorar do seu jeito durante sua visita no multiverso.
  • Provar uma roupa: Você pode passear em loja virtual de uma marca dentro do metaverso, provar uma roupa e, se quiser, comprar a roupa e receber em casa.

Entendeu agora? As possibilidades do metaverso para as empresas são infinitas pois podem promover o engajamento de consumidores potenciais com seus produtos sem precisar de uma estrutura física, quanto melhor a experiência do consumidor no metaverso, maior a probabilidade de gerar vendas.

E quanto a nós, as pequenas empresas?

Antes de mais nada, sem pânico. Por mais promissor que o metaverso se mostre nesse momento, até agora é tudo muito incipiente, pessoalmente até o momento eu não vi nada que me fizesse comprar os óculos de realidade virtual, devemos acompanhar e ver como a tecnologia irá se estabilizar.

Agora fiquei com uma dúvida? Vai ter cheiro no metaverso? Comer uma pizza virtual sem cheiro não vai dar.

Sobre o autor:

Carlos Eduardo Rodrigues

Carlos Eduardo Rodrigues

Especialiasta em marketing e vendas com mais de 25 anos de experiência em grandes empresas. Pós Graduado em Marketing Digital, Design Estratégico e Ciência de Dados São-paulino, viciado em séries e videogames, nerd nas horas vagas.

Pin It on Pinterest