Nutrição de leads - marketing digital

Nutrição de leads: Confira as vantagens dessa estratégia para seu negócio

19/09/2022

O gerenciamento e nutrição de leads de forma automatizada, dentro do marketing digital, pode proporcionar a uma empresa a capacidade de produzir resultados positivos em relação às  vendas, sem o investimento de tempo experimentado em cenários tradicionais. 

O processo de gerenciamento automatizado de leads funciona usando tecnologia, aprendizado de máquina e IA (Inteligência Artificial) para automatizar aspectos da automação de geração e nutrição de leads. 

A automação de marketing oferece a toda e qualquer empresa, e toda a equipe envolvida, a capacidade de obter os mesmos resultados dos esforços de geração de leads sem investir tempo e energia significativos.

Com as plataformas de automação de marketing transformando a forma como os profissionais de marketing e as pequenas empresas estruturam os fluxos de trabalho, existe um objetivo sensato de ajudá-los a comercializar com mais eficiência, economizando tempo.

Geração e nutrição de leads automatizada

O gerenciamento de geração e nutrição de leads por meio da tecnologia é o meio de usar o rastreamento digital e pontuar os potenciais clientes, visualizar o histórico de comunicação, criar listas segmentadas e otimizar o alcance para melhorar o envolvimento dos consumidores. 

Ter uma fonte de registro permite que uma empresa de peças para CNC pare de recorrer a malabarismos com o rastreamento de potenciais clientes em várias ferramentas, sendo direcionada para o gerenciamento automatizado de leads. 

Dessa forma, não há perda de tempo e todos os pontos de contato de leads estão localizados em um único sistema para fechar mais negócios.

Na essência, o gerenciamento e nutrição de leads de forma automatizada, no que se refere ao marketing digital, tem tudo a ver com gerar e nutrir leads. 

Quer essa conversão ocorra em uma página de destino, postagem de rede social, formulário ou e-mail, a automação oferece a capacidade de centralizar o gerenciamento de leads e acompanhar as táticas de nutrição para qualificar os potenciais clientes para vendas.

Benefícios em relação à nutrição de leads

A nutrição de leads tem muitos benefícios. A importância tem sido reconhecida mundialmente como uma técnica poderosa que permite ao profissional de marketing melhorar o número de vendas que realiza em um determinado período. 

Alguns dos benefícios da nutrição de leads podem ser acompanhados a seguir. 

  1. Pode ser automatizado

Uma empresa que oferece curso e treinamento NR 32 não precisa rastrear o lead manualmente. Tudo que se precisa fazer é configurar a automação . 

Em seguida, o sistema observa em que o lead ponto está envolvido, fornecendo relatórios abrangentes e nutrindo-os sem exigir que a equipe de marketing faça um esforço sem resultado aparente.

  1. Ajuda a gerenciar e desenvolver relacionamentos

A nutrição automatizada de leads permite que se gerencie o relacionamento entre a empresa e o lead, permitindo o incentivo ao aumento dentro desse relacionamento.

Isso proporciona um possível aumento na probabilidade de transformar os prospects em um cliente. 

  1. Propostas direcionadas

A nutrição de leads não fornece apenas informações aleatórias e irrelevantes ao lead. 

Em vez disso, essa estratégia monitora o lead e apresenta conteúdo direcionado no qual os clientes estão interessados. 

  1. Investimento inteligente no marketing digital

A nutrição de leads automatizada é mais acessível do que as mensagens diretas por e-mail. Além disso, ajuda a economizar o dinheiro que uma empresa gasta para acompanhar os potenciais clientes.

Assim, juntamente com todas as vantagens acima, a nutrição automatizada de leads é amigável em relação ao investimento direcionado ao marketing digital.

Isso ocorre porque ele é amplamente automatizado e não é preciso pagar recursos humanos para mantê-lo, podendo divulgar piso de concreto polido para os segmentos adequados, alcançando clientes em potencial realmente interessados.

  1. Pode levar a novos leads 

A nutrição de leads não apenas lida com leads existentes, mas também gera novos leads. Por exemplo, clientes satisfeitos falam sobre experiências boas e ruins com empresas, e o boca a boca, junto às referências, estão entre as formas mais eficientes de produzir novos leads.

Além disso, se o conteúdo produzido for compartilhável e envolvente, é provável que os leads o compartilhem com outras pessoas com os mesmos interesses, levando a um novo cliente em potencial para a marca se envolver.

  1. Taxas de cliques mais altas

Um estudo, apresentado pela Leadster, foi realizado utilizando e-mail marketing em massa ou nutrição de leads. 

Descobriu-se que a abordagem de nutrição de leads apresenta taxas de cliques mais altas .

Além disso, observou-se que os e-mails de nutrição de leads também tiveram uma taxa de cancelamento de assinatura um pouco maior do que os envios de e-mail individuais. 

Pode ser visto como um desempenho negativo, mas é um sinal de incentivo para confirmar leads e eliminar pessoas que não estão dispostas a fazer negócios.

  1. A nutrição de leads é oportuna

A nutrição de leads é diferente da distribuição aleatória de e-mail porque é oportuna. Ele reage instantaneamente aos clientes em potencial e não perde tempo na construção de um relacionamento.

Sempre que um cliente percebe que a empresa está tão envolvida em formar um relacionamento com ele, há uma motivação aprimorada para fazer negócios com essa empresa, levando a um aumento nas vendas, dentro do segmento e interesse dos consumidores.

  1. Permite oportunidades de cross sell e up sell 

Ao lidar com ex-clientes, a nutrição de leads fornece uma maneira de melhorar a conscientização desse cliente sobre as ofertas da empresa.

Além disso, o mesmo estudo acima descobriu que leads nutridos têm um tamanho médio de negócio maior; o que indica um potencial para melhorar o número de vendas que uma empresa tem, mas também pode aumentar o valor da comercialização utilizando a nutrição de leads.

Componentes de marketing de geração de leads

Um processo completo de geração e nutrição de leads combina alguns mecanismos básicos para criar um processo sistemático, e assim gerar e qualificar leads ao longo do tempo.

  1. Páginas de destino

As páginas de destino, ou landing pages, e os formulários de conversão são os pontos em que o visitante de um site e-commerce se converte inicialmente em um lead.

Ao longo do processo de nutrição de leads, há o compartilhamento de mais informações com a empresa, seja por meio dos campos de formulário que preenchem o software de automação de marketing ou software de CRM (Customer Relationship Management).

As informações que o lead fornece podem ser usadas para segmentar para outras campanhas de e-mail, além de fornecer uma poderosa inteligência de vendas.

  1. Campanhas de resposta automática de e-mail

As páginas de destino também são comumente usadas em sistemas de automação de marketing para acionar sequências de nutrição de e-mail, ou mesmo campanhas de resposta automática, que permitem acompanhar qualquer interação.

Dessa forma, é possível projetar campanhas direcionadas e personalizadas para o estágio de vendas do lead, além de conter tags de mesclagem que incluem informações de contato.

  1. Etapas do funil de vendas

Todo software de automação de marketing permite que uma empresa mova os leads de um estágio de vendas para outro com base nas atividades e interações. 

Os estágios podem incluir:

  • Assinatura de newsletter;
  • Conversão de leads a clientes;
  • Qualificação para marketing;
  • Retenção, ou encantamento de cliente;
  • Vendas qualificadas.

O uso desses estágios depende de qual material de marketing, ofertas e etapas são empregados para a interação com os leads.

Se uma empresa que vende manta vinílica hospitalar está em busca da descoberta de que tipo de material de marketing pode precisar para nutrir os leads, o primeiro passo é definir as personas dos compradores para esclarecer os tipos de clientes.

O desenvolvimento de personas de comprador elimina a adivinhação do que pode ser interessante ou útil para os leads, e fornece uma estrutura para desenvolver e melhorar o conteúdo e o marketing que se emprega como parte do processo de geração de leads.

Conclusão

A geração e nutrição de leads faz parte da fase de descoberta do fluxo de clientes, o que significa que uma empresa deve considerar parte da experiência mais ampla do cliente. 

Assim que os leads fornecerem informações por meio de um formulário de contato, o processo de recebimento de dados a partir da plataforma empregada deve ser agradável e contínua.

A forma como uma empresa se comunica e nutre os leads afeta a experiência deles assim que entram em contato com determinada marca. 

Sendo assim, o que uma empresa precisa é facilitar ao máximo que os clientes em potencial determinem o valor de trabalhar com a marca enquanto avaliam os negócios. 

Por fim, é preciso se certificar quanto à nutrição de leads de forma estratégica. Caso eles cheguem a partir de fontes de entrada como conteúdo, é possível alimentá-los com mais educação e começar a apresentá-los aos serviços propostos. 

Caso a origem seja por meio de um formulário de contato de uma página de serviço, a empresa pode entrar em contato com eles tendo mais informações sobre tudo o que a empresa fornece e pode oferecer como marca sólida do mercado consumidor. 

De qualquer maneira, podemos entender que é possível alcançar a conversão de forma mais rápida, desde que tenha um processo contínuo de nutrição de leads totalmente satisfatório e prático.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Sobre o autor:

Equipe Lifetree

Equipe Lifetree

Nossa equipe está sempre pensando em produzir conteúdo e compartilhar boas práticas.

Pin It on Pinterest