O papel dos emojis na comunicação digital

O papel dos emojis na comunicação digital

Em celebração ao Dia Mundial do Emoji, a Adobe divulgou em seu blog o relatório de tendência global de emojis, resultado de uma pesquisa envolvendo 7.000 pessoas dos E.U.A, Reino Unido, Alemanha, França, Japão, Austrália e Coreia do Sul.

Trazendo dados como os emojis mais populares, etiqueta na hora de usar emojis, entre outras curiosidades, as informações obtidas através do relatório reforçam o importante papel que os emojis têm nos meios de comunicação digital.

Por exemplo, além de ajudar os usuários a expressar seus sentimentos, os emojis atuam como agentes de estímulo à empatia.

Emojis - Arte sobre a empatia gerada pelos emojis

E é pelo potencial de construção de relacionamentos e conexões que essas bolinhas fofas e coloridas carregam que nós decidimos explorar as principais descobertas do relatório!

Compreensão, união e empatia 🤗

Os usuários já deixaram claro que os emojis fazem com que eles sejam mais empáticos durante as conversas, mas você pode se perguntar por que isso é importante?

A empatia é um dos aspectos mais importantes quando se trata de comunicação, afinal falar o mesmo idioma que alguém não é o mesmo que entender o que essa pessoa diz.  

Essa falta de compreensão é ainda mais presente quando transferimos as conversas para os meios de comunicação digitais, onde a linguagem corporal não verbal não pode ser usada para atribuir intenção ao que está sendo falado.

É justamente essa brecha que os emojis preenchem, e com sucesso! A adição de um emoji pode mudar completamente o sentido e entonação de uma fala online, agregando gestos e emoções às palavras.

 

Uma pitada de fofura faz muito! 😋

Apesar de serem criticados por serem muito caricatos, ou, até mesmo, bregas, a doçura que os emojis transmitem é fundamental para tornar a comunicação online mais leve.

Você já deve ter ouvido sobre, ou vivenciado, situações onde a fala transmite, erroneamente, uma imagem grosseira, falsa ou mal-educada. 

A solução para essa saia justa é a integração entre imagens e palavras, e está a um clique de distância de qualquer meio de comunicação eletrônico.

Como grande parte dos emojis foca em emoções positivas e divertidas, é fácil usá-los para aliviar o clima das conversas mais tensas.

Arte sobre como os emojis ajudam os usuários a se expressar.

Por isso não surpreende que mais da metade dos entrevistados pelo relatório se sintam mais confortáveis para se expressar através de emojis ao invés de ligações ou conversas cara-a-cara.

Com os emojis é possível escolher a imagem que se adequa melhor ao que o usuário sente, o que proporciona a criação de identificação, empatia e um ambiente mais leve

Essa representação emocional proporcionada pelo uso de emojis também se aplica a assuntos mais banais, como o flerte. Em aplicativos/sites de relacionamento, por exemplo, é muito fácil soar mal-intencionado e não conseguir se expressar verdadeiramente. 

Arte sobre os emojis de flerte e namoro

Além de traduzir a intenção das falas, os emojis podem falar por si só nos momentos em que faltam palavras, imprimindo a personalidade dos usuários sem soar como timidez, arrogância ou desinteresse.

 

Ultrapassando as barreiras linguísticas com os emojis 🌏

Outra grande descoberta do estudo da Adobe é o papel que os emojis desempenham na superação das barreiras linguísticas, proporcionando que as pessoas criem conexões ao redor do mundo. Conexões essas que não seriam possíveis sem esse elemento visual.

Arte sobre como os emojis facilitam a comunicação

Já dizia o ditado: “Uma imagem vale mais que mil palavras”. Apesar de ainda ser incerto se os emojis valem mais de mil palavras, não há dúvidas do valor dessas carinhas na promoção de relacionamentos globais!

A era da empatia! 😍

As discussões sobre questões raciais, sociais e de igualdade estão cada vez mais presente no nosso cotidiano, o que nos torna mais empáticos com as pessoas ao nosso redor e mais dispostos a compreender as dores alheias.

Para nos educar sobre raça, gênero e igualdade e criar um futuro diferente é preciso dialogar sobre essas questões. 

Apesar de se tratarem de assuntos sérios e densos, elementos que despertam compreensão e empatia trazem resultados benéficos, como o uso cuidadoso de emojis.

Arte sobre emojis inclusivos

Emojis podem ser usados nesses debates virtuais como um lembrete de que vivemos em um mundo feito de coisas e pessoas reais, uma ferramenta de expressão imagética profunda de conceitos e ideias.

Já deu para perceber que independente de amar ou odiar os emojis, não dá para negar que eles são uma importante ferramenta da comunicação digital, permitindo o compartilhamento de histórias e vivências pessoais.

E se você quiser entender mais sobre a importância e possibilidades dos emojis, não deixe de conferir a seguir todos os dados do relatório de tendência global de emojis!

Resultados do relatório de tendência global de emojis.

Danillo Muniz Danillo MunizPublicitário, formado pela universidade FIAM FAAM, fundador e diretor da AE Digital. Com o pensamento inovador e adepto às mudanças de consumo na internet, fui coautor de campanhas e páginas que possuem milhões de seguidores nas redes sociais.
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com as nossas Políticas de Cookies e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições Eu aceito